Artigo

Políticas de inclusão escolar: produção da anormalidade

Resumo

O artigo reflete acerca das políticas públicas de inclusão escolar que regulamentam o atendimento dos sujeitos com necessidades educativas especiais na rede regular de ensino no Brasil. Apresenta-se as tensões entre, por um lado, as políticas públicas de inclusão escolar que tratam de uma inclusão específica; e por outro lado, do jogo de inclusões e exclusões, pensando quem são os sujeitos desta inclusão. Conclui-se que as práticas discursivas são formas pelas quais o Estado atua por meio de políticas públicas de domesticação.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2014
  • Autor(es): Hillesheim, Betina | Lasta, Letícia Lorenzoni
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Psicologia Social (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1807-0310
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/psoc/v26nspe/15.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 03/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 10 páginas
  • Edição: Volume 26; Número Especial
  • Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial