O artigo reflete acerca das políticas públicas de inclusão escolar que regulamentam o atendimento dos sujeitos com necessidades educativas especiais na rede regular de ensino no Brasil. Apresenta-se as tensões entre, por um lado, as políticas públicas de inclusão escolar que tratam de uma inclusão específica; e por outro lado, do jogo de inclusões e exclusões, pensando quem são os sujeitos desta inclusão. Conclui-se que as práticas discursivas são formas pelas quais o Estado atua por meio de políticas públicas de domesticação.
Políticas de inclusão escolar: produção da anormalidade
Sobre o documento
- Data de publicação: 2014
- Autor(es): Hillesheim, Betina | Lasta, Letícia Lorenzoni
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Psicologia Social (Editora)
- Identificadores: ISSN 1807-0310
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/psoc/v26nspe/15.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 03/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 10 páginas
- Edição: Volume 26; Número Especial
- Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial