Discute-se a formação humana no contexto do ensino médio. Parte-se do pressuposto de que o objetivo é a formação integral, politécnica. Baseou-se em pensadores clássicos da sociologia e da educação para discutir termos como “politecnia” e “formação humana integral”. Conclui-se que, quanto às dificuldades presentes na trajetória educacional brasileira, cumpre reiterar a defesa de processos formativos emancipatórios, entre os quais se destaca a formação integral e integrada.
Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2015
- Autor(es): Lima Filho , Domingos Leite | Moura, Dante Henrique | Silva, Monica Ribeiro da
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-449X
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-1057.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 02/11/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Edição: Volume 20 Número 63
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição