Analisa-se a relação entre democracia e educação quanto à participação de alunos nas decisões da escola. Identificam-se espaços oferecidos aos jovens na tomada de decisões na escola para compreender o seu papel na capacitação deles para exercitarem uma cidadania ativa. Em 2009, um estudo em duas escolas públicas do ensino básico em Aveiro, Portugal, com 240 alunos do 8º e 9º ano, concluiu que as escolas focam as decisões nos docentes, e os alunos acabam tendo uma participação passiva e ritualizada.
Participação escolar: representações dos alunos do 3º ciclo de Aveiro (Portugal)
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2010
- Autor(es): Pedro, Ana Paula | Pereira, Caridade Maria A. Lima dos S.
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1517-9702
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a07.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 07/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Edição: Volume 36; Número 3
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição