O texto aborda alguns aspectos envolvidos no ensino-aprendizagem de leitura, em particular a formação para o letramento visual. Observou-se os gêneros que aliam as linguagens verbal e visual, presentes nas atividades de leitura de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Os dados apontam que o tratamento didático em atividades de leitura não favorece a mobilização de capacidades leitoras específicas para esses gêneros e pouco contribui para a formação do letramento visual dos alunos.
Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual?
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2012
- Autor(es): Barros, Cláudia Graziano Paes de | Costa, Elizangela Patrícia Moreira da
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Editora)
- Identificadores: ISSN 2176-4573
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/bak/v7n2/04.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 04/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Edição: Volume 7; Número 2