O artigo analisa as desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil, por classe de origem, entre 1992 e 2022. Utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) antiga e contínua, a análise é feita por meio de modelos logit, tendo como principal variável o acesso ao ensino superior e como independente a origem social. Resultados mostram uma retração na tendência de democratização desde 2015, explicada por fatores como redução no ritmo de expansão e enfraquecimento de políticas de democratização do acesso.
Origem social e acesso ao ensino superior no Brasil entre 1992 e 2022
Sobre o documento
- Título original: Origem social e acesso ao ensino superior no Brasil entre 1992 e 2022
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Salata, André Ricardo | Bringhenti, Taiane Fabiele da Silva | Miranda, Ana Carolina Homem de
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto de Estudos Sociais e Políticos - UERJ (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/dados.2025.68.3.376
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 37 páginas
- Edição: Volume 68; Número 3
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial