A partir do cruzamento de diversas bases de dados, pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da (LaPOpE) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), produziram estudo com análises inéditas sobre a série histórica de inscrição e participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por estudantes concluintes do Ensino Médio.
Este é o primeiro de dois relatórios da pesquisa “Oportunidades educacionais de estudantes concluintes do Ensino Médio: um estudo do Enem entre 2013 e 2021”, que evidencia um aumento das disparidades sociais nos últimos anos, com maior redução da participação no exame entre os jovens de famílias de nível socioeconômico baixo e da rede pública. O estudo revela ainda o aprofundamento das desigualdades raciais e coloca lupa na diferença de realização do Enem entre os jovens com e sem deficiências, além de permitir a comparação das taxas de inscrição e participação entre regiões e estados.
O documento também traduz as análises em uma série de recomendações para gestores públicos, em especial do governo federal e das secretarias estaduais de educação, que podem ser colocadas em prática já em 2023.
Oportunidades educacionais de estudantes concluintes do Ensino Médio: Inscrição e Participação no Enem entre 2013 e 2021
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Instituição(ões) relacionada(s): Laboratório de Pesquisas em Oportunidades Educacionais - LaPOpE-UFRJ (Autora) | Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades - NIED-UFRJ (Autora) | Instituto Unibanco (Apoiadora)
- Suporte: Texto
- Tipologia: Relatório
- Tamanho: 52 páginas
- Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial e derivações