Estudantes que observam bullying na escola também são considerados essenciais para o enfrentamento do problema. Este estudo objetivou examinar as percepções coletivas de adolescentes sobre situações de bullying que foram testemunhadas na escola. Quatro sessões de grupo focal foram conduzidas, duas com 11 meninos e duas com nove meninas, totalizando 20 participantes. Os adolescentes demonstraram boa compreensão teórica sobre o fenômeno, diferenciando entre brincadeira e violência, e identificando despreparos, iniciativas e barreiras. Não houve diferenças significativas entre meninas e meninos nas discussões, mas as meninas mostraram mais empatia.
Observando bullying na escola: discussões em grupos focais com adolescentes
Sobre o documento
- Título original: Observando bullying na escola: discussões em grupos focais com adolescentes
- Data de publicação: 2025
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.23925/2175-3520.2025i 58p37-47
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 11 páginas
- Edição: Número 58 (Psicologia da Educação)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição