Artigo

O fetichismo das mercadorias digitais na educação

Resumo

A aceleração tecnocientífica da IA e da transformação digital está se materializando por meio de imaginários sociotécnicos que configuram e projetam o futuro da educação. Este artigo examina a ideologia subjacente nesses imaginários, focando no fetichismo das mercadorias digitais. Três formas de fetichização são identificadas: inovação, tecnosolucionismo e financiarização. Usando análise crítica do discurso, a ideologia destes imaginários é investigada, especialmente no contexto brasileiro. As alianças público-privadas e a financiarização EdTech são destacadas como expressões de fetichização.


Sobre o documento

  • Título original: El fetichismo de las mercancías digitales en educación
  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Saura, Geo
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Caderno CEDES (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/CC289813
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 11 páginas
  • Edição: Vol. 45; Novas facetas da desfiguração do trabalho docente
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição