A aceleração tecnocientífica da IA e da transformação digital está se materializando por meio de imaginários sociotécnicos que configuram e projetam o futuro da educação. Este artigo examina a ideologia subjacente nesses imaginários, focando no fetichismo das mercadorias digitais. Três formas de fetichização são identificadas: inovação, tecnosolucionismo e financiarização. Usando análise crítica do discurso, a ideologia destes imaginários é investigada, especialmente no contexto brasileiro. As alianças público-privadas e a financiarização EdTech são destacadas como expressões de fetichização.
O fetichismo das mercadorias digitais na educação
Resumo
Sobre o documento
- Título original: El fetichismo de las mercancías digitales en educación
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Saura, Geo
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Caderno CEDES (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/CC289813
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 11 páginas
- Edição: Vol. 45; Novas facetas da desfiguração do trabalho docente
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição