É um estudo qualitativo que aborda as relações entre saúde e trabalho de professores de uma escola pública de Vitória -ES. O objetivo foi cartografar as estratégias criadas pelos docentes para defenderem-se das nocividades do ambiente de trabalho e produzirem saúde. Afirma a indissociabilidade entre modos de trabalhar e de subjetivar, e constata que a deterioração do sistema público de ensino produz efeitos no trabalho docente, comprometendo sua saúde e gerando, muitas vezes, seu afastamento das funções.
Nos fios de Ariádne: cartografia da relação saúde-trabalho numa escola pública de Vitória/ES
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2007
- Autor(es): Barros, Maria Elizabeth Barros de | Pereira, Marinete Rosa
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-449X
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a09v1234.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 28/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Edição: Volume 12; Número 34
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição