Relatório

Modelo de avaliação para a aprendizagem em Matemática - resumo

RESUMO

A garantia do ensino adequado da Matemática Básica requer um desenho de avaliação que monitore a aprendizagem efetiva nesta disciplina, em termos de aquisição e mobilização do repertório. No entanto, persiste uma falta de alinhamento entre instrução e avaliação no contexto brasileiro, o que acarreta efeitos deletérios em termos tanto de aprendizagem quanto de equidade. Além disso, existe, no Brasil, uma lacuna importante no debate científico e na prática formativa de professores e equipes técnicas das redes de ensino no que se refere à avaliação educacional. Com o intuito de reavivar o interesse dos especialistas em suprir essa lacuna, o presente relatório retoma referências internacionalmente difundidas e aplicadas na constituição de sistemas de avaliação robustos, como o PISA e o TIMSS, para citar dois exemplos. A partir desta literatura, em particular do uso das diretrizes do triângulo avaliativo de James Pellegrino (cognição - observação - interpretação) e do “Evidence-centered design” de R. Mislevy e colaboradores, bem como de experiências que vêm sendo desenvolvidas na prática na rede estadual e em algumas redes municipais do Ceará, os autores propõem um novo modelo de avaliação formativa para a Matemática Básica no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Relatório
  • Tamanho: 8 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual

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