Relatório proposições e contribuições para a qualificação das avaliações em Matemática no ensino básico, de forma a aproximar, efetivamente, a avaliação das necessidades prementes e notórias de superar os gargalos históricos no aprendizado de Matemática Básica e, ao mesmo tempo, de implementar e acompanhar a gestão de currículos relevantes e significativos.
Aponta-se aqui a demanda inadiável por avaliações de caráter genuinamente formativo, que ajudem a identificar e recompor aprendizagens não consolidadas, por instrumentos que possam minerar o que está devidamente consolidado e conectado na arqueologia cognitiva do estudante, em termos de repertório e de habilidades matemáticas. Trata-se de garantir que esse conhecimento possa emergir quando, na escola e na vida, esses alunos se defrontarem com problemas para os quais a Matemática trará clareza e discernimento.
Desenho e implementação de um modelo de avaliação para a aprendizagem em Matemática
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CEnPE) (Autora) | Instituto Unibanco (Apoiadora)
- Suporte: Texto
- Tipologia: Relatório
- Tamanho: 176 páginas
- Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial e derivações