Apresenta resultados parciais de doutoramento que investiga o uso de estratégias de modalização linguística. Tomam-se para análise modalizadores dos eixos epistêmico e deôntico em artigos de opinião de alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Cascavel/PR. A pesquisa qualitativa adota análise textual com perspectiva descritivo-interpretativa. Observou-se que os alunos recorrem a estratégias de relacionamento face ao próprio texto e ao interlocutor em duas categorias: negociação enfática e negociação atenuada, que envolvem os atos ilocutórios de asserção forte e fraca.
Modalizadores: a negociação em artigo de opinião
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2016
- Autor(es): Corbari, Alcione Tereza
- Local de publicação: Tubarão
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade do Sul de Santa Catarina (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-4017
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 15 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição