O artigo discute a articulação entre gênero e docência na Educação Infantil, por meio de reflexões acerca das masculinidades e feminilidades presentes nessas instituições. Para isso, realizou-se um estudo de caso em uma creche/pré-escola universitária, considerando a dimensão brincalhona como principal requisito para os/as docentes. Os resultados revelam disponibilidades corporais e formas distintas como marcas da socialização que distanciam e/ou aproximam a dimensão brincalhona dos/as docentes.
Masculinidades, feminilidades e dimensão brincalhona: reflexões sobre gênero e docência na Educação infantil
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Prado, Patrícia Dias | Anselmo, Viviane Soares
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UNICAMP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1980-6248
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/pp/v30/1980-6248-pp-30-e20170137.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 10/06/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 21 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição