Artigo

Magé-RJ e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena (EHCAI): uma análise das políticas educacionais a partir da ótica geográfica

Resumo

Nos últimos anos observou-se uma série de disputas curriculares, entre distintos agentes da sociedade, para definir prioridades sobre o que deveria ser ensinado na educação básica. Estas disputas resultaram em mudanças nos conteúdos a serem ministrados nas escolas municipais e estaduais. Diante deste contexto de transformação curricular e disputas, este artigo tem como objetivo analisar a criação e o currículo da disciplina de Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena (EHCAI), na educação básica do ensino do Município de Magé, no Estado do Rio de Janeiro sob a ótica da Geografia. O artigo foi dividido em três momentos analíticos: debate sobre currículo enquanto espaço de disputa e a Lei n. 10.639/2003; a experiência de Magé com a implementação das disciplinas diversificadas no Ensino Fundamental II; e o currículo do EHCAI, apresentando limitações e potencialidades à luz do campo geográfico.


Sobre o documento

  • Título original: Magé-RJ e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena (EHCAI): uma análise das políticas educacionais a partir da ótica geográfica
  • Data de publicação: 2023
  • Autor(es): Rocha, Bruna Machado da | Corrêa, Gabriel Siqueira
  • Local de publicação: Interior do Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-4490
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Edição: Volume 19; Número 2 (Revista Tamoios)
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição