Este artigo trata dois aspectos da gestão democrática no Ensino Básico paulista: primeiro, faz uma investigação do campo jurídico-político da gestão democrática escolar, desde os primeiros sinais de abertura democrática até o avanço neoliberal. Em seguida, discute as políticas de educação do Estado de São Paulo, desde a primeira “reorganização” de 1995, as quais podem ser identificadas como “choques” de gestão empresarial, de caráter administrativo, financeiro e pedagógico, que interferem e desvalorizam a gestão democrática nas escolas.
Limitações da participação e gestão “democrática” na rede estadual paulista
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2016
- Autor(es): Arelaro, Lisete Regina Gomes | Carneiro, Silvio Ricardo Gomes | Jacomini, Márcia Aparecida
- Local de publicação: Brasil
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4626
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401143&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
- Data de Acesso à Fonte: 24/01/2017
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial