Dissertação

Jovens negras no ensino médio público e privado no DF : um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismo

RESUMO

Esta dissertação faz uma análise comparada e interseccional dos discursos de jovens negras no ensino médio em uma escola pública e uma escola particular no Distrito Federal, como o racismo e a discriminação se articulam na construção das relações sociais dentro e fora da escola. Este olhar parte da raça, gênero e classe como conceitos e ferramenta metodológica para compreender a relação dessas jovens com a cidade e a família, sua trajetória escolar, as experiências de racismo e discriminação dentro e fora da escola, as relações entre classes sociais e suas perspectivas de futuro. A pesquisa empírica contou com a realização de cinco grupos de discussão e a reconstrução destas informações com base no Método Documentário, que se encontra na Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim. A conclusão indica que a discriminação e o racismo afetam as jovens negras e suas relações sociais e que as escolas têm papel representativo na reprodução destes processos e ressalta o potencial transformador da educação e das ferramentas educativas que corroboram com a educação e a prática antirracista.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2018
  • Autor(es): Cintra, Éllen Daiane
  • Local de publicação: Brasília
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UnB (Editora)
  • Fonte: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32722
  • Data de Acesso à Fonte: 12/03/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Dissertação
  • Tamanho: 217 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados
ATENÇÃO

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