Artigo

Jovens e adultos com deficiência mental: seus dizeres sobre o cenário cotidiano de suas relações pessoais e atividades

RESUMO

O artigo busca analisar como as ações da educação especial têm tido como principal fundamento uma concepção patologizante, com base na qual procura-se sanar déficits e, ao mesmo tempo, assumir limites pré-estabelecidos para as metas de formação da pessoa. Em casos de deficiência mental, por exemplo, crescer fisicamente não garante a passagem da infância para a juventude e desta para a idade adulta.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 24/11/2004
  • Autor(es): Góes, Maria Cecília Rafael de | Maffezoli, Roberta Roncali
  • Local de publicação: Brasil
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Autora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://27reuniao.anped.org.br/gt15/t159.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 09/12/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 15 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial