Analisa as relações entre o Estado e os indígenas, através dos espaços de contato surgidos do processo de escolarização nas aldeias. Descreve a construção dessas políticas no Brasil até chegar à forma que se apresentam atualmente e mostra as implicações da inserção da escola entre os povos indígenas: por um lado, o Estado tenta conduzir políticas de educação sem abdicar de sua soberania, e os indígenas tentam apropriar-se das escolas de acordo com suas realidades socioculturais.
"Isso é coisa de vocês" : os índios Canela e a escola
Sobre o documento
- Data de publicação: 09/01/2010
- Autor(es): Macena, João Marcelo de Oliveira
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto de Ciências Sociais- UnB (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://repositorio.unb.br/handle/10482/3076
- Data de Acesso à Fonte: 18/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 139 páginas