A alfabetização é um processo que marca o início da trajetória escolar e influencia toda a vida social, profissional e política dos estudantes. Este livro discute como o sucesso na alfabetização não depende apenas da ação isolada dos professores em sala de aula, mas de uma atuação articulada de uma rede de apoio institucional que sustenta e potencializa esse trabalho. Ao analisar indicadores de condições institucionais, as escolas podem refletir sobre a prática, planejar e replanejar ações para assegurar a alfabetização de todos os alunos. Categorias de indicadores, como currículo e práticas pedagógicas, formação de professores, gestão do espaço físico escolar e interação com o território são propostas para fomentar uma revisão contextualizada das condições institucionais.
Indicadores de condições institucionais para a alfabetização na escola
Sobre o documento
- Título original: Indicadores de condições institucionais para a alfabetização na escola
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Luize, Andréa | Giovani, Priscila de | Barbosa, Maura
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Comunidade Educativa CEDAC (Editora) | Roda Educativa (Editora)
- Identificadores: ISBN 978-65-85584-19-7
- Suporte: Texto
- Tipologia: Livro
- Tamanho: 38 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição