O trabalho reflete sobre como as avaliações externas, em especial o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, afetam o planejamento e os encaminhamentos das aulas de trabalho pedagógico coletivo de uma escola estadual paulista no que se refere à discussão do projeto político-pedagógico. Os resultados evidenciam que a preocupação com as metas e índices se sobrepõe à discussão da proposta pedagógica, esvaziando o trabalho docente coletivo de seu sentido integrador.
Implicações das avaliações externas para o trabalho docente coletivo
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2015
- Autor(es): Barbosa, Andreza | Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo | Fernandes, Maria José da Silva
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-932X
- Fonte: Abre em uma nova guia http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3288/3067
- Data de Acesso à Fonte: 28/11/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 32 páginas
- Edição: Volume 26; Número 62
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição