Estudo avalia as influências das circunstâncias sociais no desempenho dos alunos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Utilizando duas estruturas teóricas - em uma primeira fase, a independência entre circunstâncias e esforço e, em seguida, busca-se mensurar o viés da omissão do esforço e do talento individual. O primeiro conjunto de resultados aponta para um forte diferencial no esforço empregado entre os tipos para obter um bom desempenho no Enem.
Igualdade de oportunidades: analisando o papel das circunstâncias no desempenho do Enem
Sobre o documento
- Data de publicação: 10/2014
- Autor(es): Figueirêdo, Erik | Nogueiray, Lauro | Santanaz, Fernanda Leite
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Getulio Vargas (Editora)
- Identificadores: ISSN 0034-7140
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbe/v68n3/0034-7140-rbe-68-03-0373.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 24/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Edição: Volume 68
- Tipo Licença: Exige atribuição