A partir dos conceitos de biopoder e de governamentalidade, analisam-se alguns documentos governamentais brasileiros que concernem à introdução da filosofia como disciplina no Ensino Médio. O estudo analisa, também, documentos como os PCN, os PCN+, as OCEM, em seus capítulos sobre filosofia. Percorrem-se, aqui, pela ótica da governamentalidade, os documentos de política pública, explicitando a instrumentação da filosofia para a formação de jovens segundo aquilo que se entende como uma sociedade democrática moderna.
Governamentalidade democrática e ensino de filosofia no Brasil contemporâneo
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2012
- Autor(es): Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 1980-5314
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n145/05.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 09/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Edição: Volume 42; Número 145
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial