Artigo

Governamentalidade democrática e ensino de filosofia no Brasil contemporâneo

Resumo

A partir dos conceitos de biopoder e de governamentalidade, analisam-se alguns documentos governamentais brasileiros que concernem à introdução da filosofia como disciplina no Ensino Médio. O estudo analisa, também, documentos como os PCN, os PCN+, as OCEM, em seus capítulos sobre filosofia. Percorrem-se, aqui, pela ótica da governamentalidade, os documentos de política pública, explicitando a instrumentação da filosofia para a formação de jovens segundo aquilo que se entende como uma sociedade democrática moderna.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 04/2012
  • Autor(es): Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-5314
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n145/05.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 09/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 17 páginas
  • Edição: Volume 42; Número 145
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial