Este artigo analisa a relação entre educação e futuridade na sociedade contemporânea, discutindo implicações das mudanças no senso de futuro no projeto de progresso da modernidade, a força motriz por trás da educação moderna. Considera que, à medida que o conhecimento se torna cada vez mais dependente dos cálculos do futuro, uma nova lógica entra em vigor, exigindo reajustes nas atividades e nas rotinas escolares, bem como a formulação de novas promessas educacionais segundo as agendas internacionais neoliberais.
Futurity and re-timing contemporary education: from Brazil’s educational reform to the international agenda
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Sanz, Cláudia Linhares
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UNICAMP (Editora)
- Identificadores: ISSN 0101-7330
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/es/v40/1678-4626-es-40-e0212658.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 27/04/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial