A partir dos dados de 2001 e 2011 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), este estudo analisa a relação entre fracasso escolar, medido pela reprovação e abandono, e a origem racial do aluno, medindo a diferença na probabilidade de que os alunos de distintos grupos raciais têm de fracassar na escola. Foi utilizada a técnica estatística de regressão logística. Apesar da leve diminuição da desigualdade racial no país, o estudo constatou que mesmo controlando fatores como gênero, escolaridade dos pais e região geográfica, os estudantes pretos têm uma probabilidade maior de fracasso escolar que seus colegas pardos e brancos. Gênero também aparece como preditor do sucesso escolar. Além de os meninos serem mais propensos a repetir e abandonar a escola do que as meninas, observa-se aumento dessa diferença no período. A disparidade entre meninas e meninos negros foi a que mais aumentou, reforçando estudos qualitativos que mostram crescente diferenciação na experiência escolar desses grupos.
Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais
Sobre o documento
- Data de publicação: 2013
- Autor(es): Louzano, Paula
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): A revista do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Editora)
- Identificadores: ISSN 2237-9983
- Fonte: Abre em uma nova guia http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/205
- Data de Acesso à Fonte: 10/05/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial