O artigo aborda a relação complexa entre políticas educacionais e formação inicial de professores nos cursos de graduação. Com base em pesquisas, discute aspectos como: improvisação de professores; ausência de políticas para as licenciaturas; diretrizes curriculares; currículos fragmentados; estágios sem companhamento; aumento dos cursos a distância; e características dos estudantes, permanência e evasão nos cursos. Conclui que tais impasses exigem posturas institucionais e políticas vigorosas.
Formação inicial de professores para a Educação Básica: pesquisas e políticas educacionais
Sobre o documento
- Data de publicação: 2014
- Autor(es): Gatti, Bernardete Angelina
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-932X
- Fonte: Abre em uma nova guia http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2823/2700
- Data de Acesso à Fonte: 07/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 301 páginas
- Edição: Volume 25; Número 57
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição