No texto discutem-se três documentos atinentes à docência: da Conferência Nacional de Educação; o PL n.º 2.614/24 do Plano Nacional de Educação 2025-2035; e o Parecer CNE/CP n.º 4/2024. Os autores observam articulação entre Estado, aparelhos privados de hegemonia e intelectuais. Segundo eles, slogans anunciam direitos, mas não viabilizam políticas, entendendo que a valorização docente impulsiona a legitimidade da sociabilidade capitalista.
Formação e trabalho docente no terceiro governo lula: novas políticas, velho alvo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Evangelista, Olinda | Titton, Mauro | Chaves, Priscila Monteiro
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Autora) | Universidade Federal do Espírito Santo (Autora) | Caderno CEDES (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/CC289823
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 12 páginas
- Edição: Volume 45; Dossiê Novas facetas da desfiguração do Trabalho docente (Cad. Cedes)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição