A educação escolar indígena foi imposta aos povos originários e tecida nos modelos eurocêntricos, numa tentativa de civilizar não só os corpos, mas também os saberes, ciência, ritos, organização social e cosmologia. Resitindo a esse processo, os povos indígenas vem lutando por um sistema próprio de educação escolar diferenciado e intercultural. Este texto traz a discussão sobre educação escolar indígena a partir da experiência da Ação Saber Indígenas na Escola no Território Etno Educacional Yby Yara.
Formação de professores e professoras indígenas no chão das aldeiais do norte e do oeste da Bahia, Brasil
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Fernandes, Floriza Maria Sena | Santos, Anny Carneiro
- Local de publicação: Paulo Afonso
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Editora)
- Identificadores: ISSN 2317-9465
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/OPARA10ART1/pdf
- Data de Acesso à Fonte: 19/04/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados