Artigo

Formação de professores e professoras indígenas no chão das aldeiais do norte e do oeste da Bahia, Brasil

RESUMO

A educação escolar indígena foi imposta aos povos originários e tecida nos modelos eurocêntricos, numa tentativa de civilizar não só os corpos, mas também os saberes, ciência, ritos, organização social e cosmologia. Resitindo a esse processo, os povos indígenas vem lutando por um sistema próprio de educação escolar diferenciado e intercultural. Este texto traz a discussão sobre educação escolar indígena a partir da experiência da Ação Saber Indígenas na Escola no Território Etno Educacional Yby Yara.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2019
  • Autor(es): Fernandes, Floriza Maria Sena | Santos, Anny Carneiro
  • Local de publicação: Paulo Afonso
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2317-9465
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/OPARA10ART1/pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 19/04/2022
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados
ATENÇÃO

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