Artigo

Financiamento da escola à luz do novo papel do Estado: o papel do Rio Grande do Sul

Resumo

Apresentam resultados de uma pesquisa sobre a relação entre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o novo papel do Estado neoliberal na educação. Analisam-se os resultados deste Programa na rede estadual do Rio Grande do Sul e em Porto Alegre. O Programa descentraliza recursos diretamente às escolas, mas centraliza as definições políticas sobre sua gestão, incluindo a criação de unidades executoras de direito privado, e defende novas relações entre governos e entre Estado e sociedade.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2006
  • Autor(es): Peroni, Vera Maria Vidal
  • Local de publicação: Brasil
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2447-4193
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18892/11002
  • Data de Acesso à Fonte: 22/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 14 páginas
  • Edição: volume 22 Número 2
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial