Artigo

Representações antecipatórias em situações educacionais adversas: um estudo de um programa de pré-vestibular comunitário

RESUMO

Inferem-se as possíveis causas psicossociais ao sucesso e insucesso de estudantes, supondo existirem representações antecipatórias. Entrevistas com 30 ex-alunos de um pré-vestibular no interior do Rio de Janeiro evidenciaram dois modelos representacionais: os alunos bem-sucedidos centrados na ação e os mal sucedidos nos resultados. Foram propostos grupos de reflexão para dinamizar relações, as internas individuais e as externas sociais.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 06/2011
  • Autor(es): Insfrán, Fernanda Fochi Nogueira | Souza Filho, Edson Alves de
  • Local de publicação: Brasil
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0104-4036
  • Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362011000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 17/12/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Edição: Volume 19; Número 71
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial