Discutem-se problemas teóricos no estudo das relações entre famílias populares e escola também encontrados pela sociologia no estudo das classes populares e suas relações com o mundo. Explora-se a possibilidade de superar a alternativa entre a perspectiva legitimista que reduz as classes populares à relação de dominação, e a perspectiva relativista que as insere na alteridade radical, ocultando relações sociais de dominação. Insiste-se na ambivalência das lógicas e práticas de famílias populares.
Famiíias populares e instituição escolar: entre autonomia e heteronomia
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2010
- Autor(es): Thin, Daniel
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1517-9702
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v36nspe/v36nspea06.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 13/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 12 páginas
- Edição: Volume 36; Número Especial
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial