Este trabalho, fruto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSCar - Sorocaba, investigou como o uso do Pensamento Computacional pode ser uma ferramenta eficaz para alunos de Ensino Básico na resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática. Realizada uma pesquisa de campo com alunos de um núcleo de estudos de uma escola particular, utilizando o software Scratch na construção dos algoritmos propostos. Analisados os resultados sob a perspectiva do Construcionismo, foram evidenciados benefícios do Pensamento Computacional, resultando na construção de um guia prático para sua aplicação em problemas típicos das Olimpíadas de Matemática.
Estudo sobre o uso do pensamento computacional na resolução de questões de olimpíadas de matemática
Sobre o documento
- Título original: Estudo sobre o uso do pensamento computacional na resolução de questões de olimpíadas de matemática
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): D`Alessandro, Jéssica Carpim Ambar | Neto, Reynaldo D`Alessandro
- Local de publicação: Florianópolis
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Editora)
- Identificadores: ISSN 1981-1322
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Edição: Volume 20 (Revista Eletrônica de Educação Matemática)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição