Relatório

ERER e Equidade Racial: Princípios e perspectivas

Resumo

Diante da necessidade de se construir políticas públicas comprometidas com a promoção de maior equidade na educação, capazes de assegurar trajetórias escolares de sucesso para crianças e jovens negros(as), esta publicação procura debater quais os atributos que essas políticas precisam ter e o que elas devem promover e garantir.

Para isso, a obra parte da literatura que trata conceitualmente sobre as noções de justiça e equidade, com destaque para as dimensões de redistribuição. A partir de então, realiza uma transposição desses conceitos para o campo da educação, com destaque para aspectos relacionados ao direito de todos(as) à escolarização básica. A segunda seção do texto está dedicada a um mapeamento do que já sabemos sobre os processos de produção e reprodução das desigualdades raciais na educação brasileira.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2024
  • Autor(es): Alves, Luciana
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Unibanco (Realizadora)
  • Identificadores: ISBN 978-65-87509-16-7
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Relatório
  • Tamanho: 38 páginas
  • Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial e derivações