Reflete sobre representações sociais de excelência partilhadas por diretores e alunos do Ensino Médio de escolas públicas de alto rendimento em Santiago do Chile. Caracteriza o sistema educativo chileno, país bastante permeável às lógicas de mercantilização da educação, e discute o conceito de excelência. Da vivência dos alunos, prevalecem testemunhos sobre estados de ansiedade, sobrecarga de tarefas acadêmicas, pouco espaço para sociabilidade e lazer que integram a identidade juvenil.
Entre a entrega e a renúncia: excelência acadêmica em escolas públicas chilenas de alta performance
Sobre o documento
- Autor(es): Quaresma, Maria Luísa Rocha Vasconcelos
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4634
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1487.pdfhttp://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1487.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 15 páginas