Artigo

Entre a entrega e a renúncia: excelência acadêmica em escolas públicas chilenas de alta performance

RESUMO

Reflete sobre representações sociais de excelência partilhadas por diretores e alunos do Ensino Médio de escolas públicas de alto rendimento em Santiago do Chile. Caracteriza o sistema educativo chileno, país bastante permeável às lógicas de mercantilização da educação, e discute o conceito de excelência. Da vivência dos alunos, prevalecem testemunhos sobre estados de ansiedade, sobrecarga de tarefas acadêmicas, pouco espaço para sociabilidade e lazer que integram a identidade juvenil.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.