A literatura representa fonte de inspiração para aulas de diversas disciplinas. O principal objetivo deste artigo é analisar a proposta de ensino de literatura na BNCC, com base em pesquisa bibliográfica atualizada. Serão consideradas reflexões de estudiosos como Regina Zilberman e Rildo Cosson. A BNCC, publicada em 2017, apresenta novos parâmetros para a educação, propondo o uso de recursos tecnológicos para a promoção de multiletramentos. O documento destaca a importância da leitura literária para uma formação humana abrangente e ressalta a necessidade de um ensino mais sistematizado e aprofundado da literatura em diferentes níveis de ensino.
Ensino de literatura ou prática de letramento literário na educação básica? Considerações a partir da BNCC
Sobre o documento
- Título original: Ensino de literatura ou prática de letramento literário na educação básica? Considerações a partir da BNCC
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Marques, Helton
- Local de publicação: Universidade Federal da Grande Dourados
- Identificadores: ISSN 2318-1540
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Edição: Volume 12; Número 20 (Revista Horizontes)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição