Artigo

Ensino de literatura ou prática de letramento literário na educação básica? Considerações a partir da BNCC

Resumo

A literatura representa fonte de inspiração para aulas de diversas disciplinas. O principal objetivo deste artigo é analisar a proposta de ensino de literatura na BNCC, com base em pesquisa bibliográfica atualizada. Serão consideradas reflexões de estudiosos como Regina Zilberman e Rildo Cosson. A BNCC, publicada em 2017, apresenta novos parâmetros para a educação, propondo o uso de recursos tecnológicos para a promoção de multiletramentos. O documento destaca a importância da leitura literária para uma formação humana abrangente e ressalta a necessidade de um ensino mais sistematizado e aprofundado da literatura em diferentes níveis de ensino.


Sobre o documento

  • Título original: Ensino de literatura ou prática de letramento literário na educação básica? Considerações a partir da BNCC
  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Marques, Helton
  • Local de publicação: Universidade Federal da Grande Dourados
  • Identificadores: ISSN 2318-1540
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Edição: Volume 12; Número 20 (Revista Horizontes)
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição