Com base nas características da sociedade disciplinadora presentes na escola, a pesquisa problematiza o ensino de filosofia com o objetivo de pensar novas possibilidades de aprendizagem libertadoras, sob as referências de Nietzsche, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Deleuze e outros. Desse modo, apresenta conceitos para desconstruir práticas dogmáticas do pensamento e, assim, possibilitar o encontro com o diferente, o não instituído e com a multiplicidade. Para isso, extrai de eventos cotidianos e de eventos particulares uma ideia mais ampla de dos processos sociais gerados pela nova ordem mundial contemporânea, como o mercado global, a educação, a criação de subjetividades, entre outros.
Ensino de filosofia: problematizando práticas no Ensino Médio
Sobre o documento
- Data de publicação: 27/08/2010
- Autor(es): Espindola, Vera Lucia Tunes
- Local de publicação: Santa Maria
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Santa Maria (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/139200/000817176.pdf?sequence=1
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 96 páginas