Artigo

Elementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores: contribuições da Teoria da Atividade

RESUMO

O artigo sistematiza os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Atividade de Leontiev (1983), destacando os elementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores. Inicialmente apresenta-se uma síntese dos fundamentos antropológicos e filosóficos que delineiam o olhar leontieviano, considerando categorias trabalho; consciência; objetivação e alienação, bem como o desenvolvimento humano em toda sua complexidade. Discute os elementos constitutivos da Teoria da Atividade: atividade dominante, estrutura da atividade, significação social e sentido pessoal. Com base nesse corpus teórico, analisa a formação
docente como atividade, na qual se entende que pela atividade dominante o professor se desenvolve.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2011
  • Autor(es): Franco, Patrícia Lopes Jorge | Longarezi, Andréa Maturano
  • Local de publicação: Uberlândia
  • Instituição(ões) relacionada(s): Educação e Filosofia (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0102-6801
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13364/7656
  • Data de Acesso à Fonte: 29/10/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 26 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações