Apresenta-se neste artigo uma revisão de estudos científicos sobre os efeitos que a retenção de alunos, no mesmo ano escolar que frequentaram, tem na sua aprendizagem, personalidade e no seu comportamento. Porque a maioria dos estudos constata, nestes três domínios, consequências negativas nos alunos reprovados e parece haver, da parte de todos, um consenso generalizado sobre a ineficácia da retenção na aprendizagem, sobretudo a longo prazo, são apresentadas aqui orientações pedagógicas, alternativas à retenção, para apoiar alunos com resultados escolares baixos.
Efeitos da retenção escolar, segundo os estudos científicos, e orientações para uma intervenção eficaz: Uma revisão
Sobre o documento
- Data de publicação: 01/01/2009
- Autor(es): Rebelo, José A. S.
- Local de publicação: Portugal
- Identificadores: ISSN 1647-8614
- Fonte: Abre em uma nova guia https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1258
- Data de Acesso à Fonte: 05/08/2019
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 26 páginas
- Edição: Número 43-1
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial