Este relatório investiga os impactos da violência armada no desempenho e na frequência escolar em 20 municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro. A primeira parte caracteriza as escolas e alunos, analisando a exposição ao controle territorial armado e aos episódios agudos de violência. A segunda parte, objeto da publicação, examina como esse controle afeta indicadores de educação, como níveis de aprendizado e abandono escolar. Compreendendo o efeito da violência armada, o estudo busca contribuir para futuras políticas públicas visando a justiça social.
Educação sob cerco: efeitos da violência armada no aprendizado e abandono escolar nas escolas do Grande Rio
Sobre o documento
- Título original: Educação sob cerco: efeitos da violência armada no aprendizado e abandono escolar nas escolas do Grande Rio
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Guimarães, Ana Júlia | Fioravanti, Andressa | Delphino, Gabriel | Monteiro-Macedo, Giovanna | Filho, Michel Misse | Borges, Tomás Paixão | Oliveira, Valéria Cristina
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal Fluminense (Realizadora) | Instituto Fogo Cruzado (Realizadora) | Centro de Estudos sobre Riqueza e Estratificação Social - Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Realizadora) | Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF (Apoiadora)
- Suporte: Texto
- Tipologia: Relatório
- Tamanho: 50 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição