Reflete sobre ações de educação de adultos anteriores ao Golpe de 1964, causadas pelos movimentos populares e o projeto educacional do Regime Militar, representado pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização e Ensino Supletivo. Trata-se de estudo bibliográfico e documental, priorizando conceitos como o de Estado ampliado gramsciano, de hegemonia, e o de educação massificadora. Corrobora-se a compreensão dos projetos educacionais e a sua relação com os desafios na educação de jovens e adultos.
Educação de adultos em disputa – da pedagogia emancipatória à concepção “evolucionária”
Sobre o documento
- Data de publicação: 2014
- Autor(es): Machado, Maria Margarida | Rodrigues, Maria Emilia de Castro
- Local de publicação: Goiânia
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 2447-4193
- Fonte: Abre em uma nova guia http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/53679/33094
- Data de Acesso à Fonte: 24/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 201 páginas
- Edição: Volume 30; Número 2
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial