Artigo

Como princípio, a liberdade: apontamentos e controvérsias na concepção pedagógica de Paulo Freire

RESUMO

Analisa o conceito de liberdade em Paulo Freire. Visa evidenciar a sua contribuição à educação brasileira no período de transição democrática golpeado pelo militarismo. É possível conceber a liberdade na prática educativa frente às limitações do sistema econômico capitalista? Conclui que a educação para a liberdade não pode ser mecânica, isenta de consciência do mundo, sem imersão na realidade. Precisa ser direta e conectada à necessidade ontológica da liberdade contrária à concepção capitalista.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.