O objetivo deste artigo é discutir o papel social da escola sob o ângulo da experiência estudantil e das relações que os alunos estabelecem com as regras. Relata um estudo de caso feito a partir de entrevistas com duas alunas. Em seus discursos, as alunas criticaram o funcionamento da escola e demandaram disciplina e regras mais rigorosas. Afirma que a escola deve sustentar seu lugar de autoridade e referência para os jovens e, ao mesmo tempo, abrir-se para a incorporação da alteridade.
E quando os estudantes pedem mais disciplina? Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar
Sobre o documento
- Data de publicação: 09/2010
- Autor(es): Menandro, Maria Cristina Smith | Queiroz, Sávio Silveira de | Souza, Luiz Gustavo Silva
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Conselho Federal de Psicologia (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-3703
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300007&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 05/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Edição: Volume 30; Número 3
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição