A Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva é a modalidade de ensino, que deve ser oferecida preferencialmente na rede regular, devendo ser prevista no Projeto Político Pedagógico - PPP de cada Unidade de Ensino para alunos público-alvo da Educação Especial, ou seja, alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (transtorno do espectro autista) e altas habilidades/superdotação – MEC/SEESP/2008. Essa modalidade de ensino estabelece a valorização da diferença como elemento central para o enriquecimento do processo educativo, considerando os alunos conforme suas potencialidades, particularidades e necessidades, no sentido de eliminar as possíveis barreiras que dificultam o acesso ao aprendizado de forma autônoma. Nesse sentido, é de fundamental importância que cada Unidade de Ensino - UE conheça todos os procedimentos, instrumentos, recursos de acessibilidade e serviços de apoio para disponibilizar e/ou encaminhar, cada aluno, conforme as necessidades específicas.
Documento orientador: Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
Sobre o documento
- Título original: Documento orientador educação especial na perspectiva inclusiva
 - Data de publicação: 2025
 - Local de publicação: Salvador
 - Instituição(ões) relacionada(s): Secretaria Municipal da Educação de Salvador (Autora)
 - Fonte: Abre em uma nova guia www.educacao.salvador.ba.gov.br
 - Suporte: Texto
 - Tipologia: Manuais, materiais e textos de orientação e apoio
 - Tamanho: 38 páginas
 - Tipo Licença: CCBY - Atribuição