Artigo

Discurso pedagógico e fracasso escolar

RESUMO

Identifica fatores de risco para fracasso escolar de crianças (repetência e/ou evasão). Examinou-se o risco de fracasso associado a variáveis pessoais e familiares. Resultados indicam a influência de fatores como grupo étnico, renda, entre outros, sobre desempenho das crianças. Relata estudos de caso em escolas cujas taxas de reprovação eram contrastantes (alta em uma escola e baixa na outra). Os resultados apontam para a importância de fatores intraescolares, em especial, o discurso pedagógico.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2006
  • Autor(es): Damiani, Magda Floriana
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1809-4465
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n53/a04v1453.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 01/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Edição: Volume 14; Número 53
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial