Identifica fatores de risco para fracasso escolar de crianças (repetência e/ou evasão). Examinou-se o risco de fracasso associado a variáveis pessoais e familiares. Resultados indicam a influência de fatores como grupo étnico, renda, entre outros, sobre desempenho das crianças. Relata estudos de caso em escolas cujas taxas de reprovação eram contrastantes (alta em uma escola e baixa na outra). Os resultados apontam para a importância de fatores intraescolares, em especial, o discurso pedagógico.
Discurso pedagógico e fracasso escolar
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2006
- Autor(es): Damiani, Magda Floriana
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-4465
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n53/a04v1453.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 01/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Edição: Volume 14; Número 53
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial