A discriminação por orientação sexual tornou-se um dos problemas mais preocupantes dos sistemas escolares contemporâneos, seja pelos danos psicológicos que provoca nas vítimas, seja pelas consequências sociais que distorce as relações interpessoais e transforma a escola em um espaço inseguro e pouco gratificante para a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal. Com base nos registros de denúncias de discriminação por orientação sexual do Ministério da Educação, artigos de imprensa e testemunhas de vítimas de violência homofóbica em contextos escolares chilenos, o artigo propõe dez estratégias para a prevenção, gestão e combate da homofobia escolar. Estratégias que visam promover e incentivar nas comunidades educativas a reflexão e o diálogo sobre a questão, a fim de desenvolver programas específicos de prevenção, para atender às suas necessidades, interesses e culturas locais.
Discriminación y violencia homofóbica en el sistema escolar: estrategias de prevención, manejo y combate
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2018
- Autor(es): Espejo, Juan Cornejo
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Revista Brasileira de Educação (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v23/1809-449X-rbedu-23-e230031.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 15/03/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas