Durante algumas décadas, o debate sobre Educação Integral e Educação das Relações Étnico-Raciais aconteceu em espaços diferentes, embora os dois temas estejam diretamente relacionados já que questões como trajetórias, identidades, subjetividades, aspectos socioculturais, contextos e territórios são preponderantes para a estruturação da proposta educacional em ambas as áreas. Este documento busca vincular os debates acumulados nas duas esferas, de forma a colaborar com a Educação brasileira que queremos, qual seja, pública, gratuita e de qualidade para todas as pessoas. Propomos aqui um conceito de integração Integral Antirracista, o qual busca integrar as questões de diversidade e equidade racial com o desenvolvimento integral das pessoas envolvidas no processo educacional.
Diretrizes de educação integral antirracista para o ensino fundamental: uma contribuição da sociedade civil
Sobre o documento
- Título original: Diretrizes de educação integral antirracista para o ensino fundamental: uma contribuição da sociedade civil
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Grinfeld, Renata | Silva, Silvane
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Cidade Escola Aprendiz (Editora) | Roda Educativa (Apoiadora) | Ação Educativa (Apoiadora)
- Suporte: Texto
- Tipologia: Livro
- Tamanho: 120 páginas
- Edição: 1ª edição
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição