Objetivou-se compreender a avaliação, na perspectiva dos gestores de escolas públicas, acerca das principais querelas do ensino remoto emergencial sobre o processo ensino-aprendizagem com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da covid-19. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, que considerou as respostas ofertadas por 172 diretores de escolas municipais e estaduais de Fortaleza, Ceará, Brasil. A exclusão digital e a ausência de formação para o trabalho mediado com as tecnologias digitais da informação e comunicação foram destacadas como contradições a serem superadas no ensino remoto.
Diretores escolares em meio à pandemia de covid-19: avaliação da exclusão digital
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Realizadora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/S0104-40362025003304950
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Edição: Volume 33; Número 128 (Ensaio: avaliação de políticas públicas e educacionais).
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição