Dissertação

Desigualdades de condições de oferta de ensino médio regular em Goiânia

RESUMO

Este trabalho contribui com o estudo da desigualdade nas condições de oferta educacional, sob o enfoque do direito à educação. A análise focaliza o ensino médio regular, visto que esta etapa de ensino não tem sido contemplada nas pesquisas brasileiras que abordam a desigualdade educacional. O objetivo da pesquisa é identificar, evidenciar e analisar as desigualdades nas condições de oferta de ensino médio regular na cidade de Goiânia, para tanto, a análise das condições de oferta e as discussões foram realizadas sob a perspectiva da gestão, visando contribuir para a formulação de políticas públicas. Foram construídos dois bancos de dados, o primeiro composto por variáveis das áreas de ponderação e outro por variáveis das escolas. Verificou-se, por exemplo, que áreas com menor NSE possuem escolas com condições de oferta menos favoráveis. Além disso, foram correlacionados o percentual de jovens negros e o nível socioeconômico das regiões onde se localizam as escolas, as taxas de distorção e de abandono e a influência sobre o desempenho escolar. Constatou-se que a distribuição das condições de oferta de ensino não tem sido feita de maneira equitativa e, portanto, há necessidade de políticas educacionais com foco na distribuição equitativa das condições de oferta, com o propósito de oferecer condições de ensino condizentes à realidade dos discentes.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2016
  • Autor(es): Nicacio, Patrícia Pereira da Silva
  • Local de publicação: Goiânia
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - UFG (Editora)
  • Fonte: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6120
  • Data de Acesso à Fonte: 12/03/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Dissertação
  • Tamanho: 87 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações