O artigo, com base no conceito de democracia de Georges Burdeau, aborda a evolução da gestão democrática da educação. Problematiza-se o caráter autoritário das relações sociais, os contextos sócio-políticos da luta pela redemocratização e a promulgação da Carta Magna. Pontua como o princípio da gestão democrática materializou-se na legislação e na prática da política, pontos de inflexão da gestão nas três décadas, avanços e recuos em face de projetos em disputa, e ameaças à ordem democrática.
Democratização da gestão da educação: avanços e perspectivas
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2018
- Autor(es): Azevedo, Janete Maria Lins de | Farias, Maria da Salete Barboza de
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Esforce - Escola de Formação da CNTE (Editora)
- Identificadores: ISSN 2238-4391
- Fonte: Abre em uma nova guia http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/908/pdf
- Data de Acesso à Fonte: 16/03/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 15 páginas
- Tipo Licença: CC BY-SA - Atribuição/CompartilhaIgual