Artigo

Democracia, direitos humanos e educação. Para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos

RESUMO

O artigo inicia com uma análise dos direitos humanos segundo algumas teorias de Estado, e apresenta três concepções de democracia: a deliberativa, a comunicativa e a democracia como direitos humanos. A partir dessas concepções, aborda-se a perspectiva crítica da educação para os direitos humanos e as suas implicações em termos de concepções de escola, de cultura escolar, de currículo e de aprendizagem, favorecendo uma democracia mais densa e comprometida com a emancipação e os direitos humanos.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2011
  • Autor(es): Estêvão, Carlos
  • Local de publicação: Lisboa
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudo de Intervenção em Educação e Formação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1645-7250
  • Fonte: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rle/n17/n17a02.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 05/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas