O artigo analisa deslocamentos nas práticas pedagógicas que correspondem à mudança conceitual nas quatro últimas décadas, desde a formulação da pedagogia do oprimido. Discutiu-se a exclusão social e a sua relação com as políticas e práticas educacionais. O uso do binômio exclusão social/inclusão social se dá pela denúncia das múltiplas desigualdades e no seu caráter instrumental para políticas públicas. Porém, há também limites em projetar possibilidades de transformação da sociedade excludente.
Da pedagogia do oprimido às pedagogias da exclusão: um breve balanço crítico
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2009
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4626
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/es/v30n107/12.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 07/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Edição: Volume 30; Número 107
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição